Pré A e B
VÍDEO: (Peppa Pig)
ATIVIDADE - (Jogos para coordenação motora)
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3º ano
4° ano
Para sabermos quanto é o dobro de um número, temos que multiplicar esse número por 2.
Para sabermos quanto é o triplo de um número, temos que multiplicar esse número por 3.
Então, para encontrar o dobro ou o triplo temos sempre que multiplicar.
Para encontrarmos a metade de um número, temos que dividir esse número por 2.
Para encontrarmos a terça-parte de um número, temos que dividir esse número por 3.
Então para encontrarmos a metade ou a a terça-parte de um número, temos sempre que dividir.
FONTE: A turma da professora Felipa
- ATIVIDADE 4: JOGO DO DOBRO: Completar as grades com o dobro (parte rosa) ou a metade (parte verde) do número em cada caso!
DOBRO E METADE |
- ATIVIDADE 5: ESTRATÉGIAS ... RELAÇÕES DUPLAS
ESTRATÉGIAS DUPLAS |
- ATIVIDADE 6: ENCONTRE O DOBRO
DOBRO |
- ATIVIDADE 7: QUAL É O DOBRO?
QUAL É O DOBRO? |
- ATIVIDADE 8: JOGO DA MEMÓRIA: Dobro, triplo e metade.
MEMÓRIA |
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5° ano
a: é usado antes de substantivos (coisas, pessoas, lugares ou emoções) para definir algo.
Ex.: “A bicicleta é bonita.”; “A Catarina não foi simpática.”; “Eu vi a cobra.”
Ex.: “A bicicleta é bonita.”; “A Catarina não foi simpática.”; “Eu vi a cobra.”
á: é usado para acentuar a sílaba tónica de uma palavra (nunca é usado isoladamente).
Ex.: água; árvore; mágica; vácuo; página.
Ex.: água; árvore; mágica; vácuo; página.
à: implica uma direção, sentido ou ação (é sempre usado isoladamente exceto aquando da fusão com artigos ou pronomes como em: às, àquelas, àqueles).
Ex.: “A Maria foi à igreja.”; “Ele passou à sua porta.”; “Eu dei doces à minha mãe.”
Ex.: “A Maria foi à igreja.”; “Ele passou à sua porta.”; “Eu dei doces à minha mãe.”
há: implica que existe ou que se tem algo.
Ex.: “Há muito tempo que não via a Joana.” (“Tem muito tempo que não via a Joana.”); “Hácoisas que não se explicam.” (“Tem/existem coisas que não se explicam”). “O correio há-de chegar em breve.” (“O correio tem de chegar em breve.”)
Não confundir com: ha, hà (não existem) e ah (é usado como interjeição no sentido de admiração. Ex.: “Ah! Aquela é que é a sua casa? Pensei que fosse a do lado.”)
Ex.: “Há muito tempo que não via a Joana.” (“Tem muito tempo que não via a Joana.”); “Hácoisas que não se explicam.” (“Tem/existem coisas que não se explicam”). “O correio há-de chegar em breve.” (“O correio tem de chegar em breve.”)
Não confundir com: ha, hà (não existem) e ah (é usado como interjeição no sentido de admiração. Ex.: “Ah! Aquela é que é a sua casa? Pensei que fosse a do lado.”)
CUIDADO
Correto: “A blusa é nova?”
Incorreto: “À/Á/Há blusa é nova?”
Correto: “A blusa é nova?”
Incorreto: “À/Á/Há blusa é nova?”
Correto: “Isso aconteceu há quanto tempo?”
Incorreto: “Isso aconteceu á/à/hà/ah quanto tempo?”
Incorreto: “Isso aconteceu á/à/hà/ah quanto tempo?”
Correto: “Eu fui à casa de banho.”
Incorreto: “Eu fui a/á/há casa de banho.”
Incorreto: “Eu fui a/á/há casa de banho.”
Correto: lágrima; espátula; águia; ágil
Incorreto: làgrima; espàtula; àguia; àgil
Incorreto: làgrima; espàtula; àguia; àgil
Correto: “Ah! Que sorte!”
Incorreto: “Há/ha/hà, que sorte!”
Incorreto: “Há/ha/hà, que sorte!”
ATIVIDADE 1
ATIVIDADE 2
ATIVIDADE 3 - FAZER UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS ONDE UTILIZE OS "AS" CORRETAMENTE
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